Dia mundial do Rim 2021

Dia mundial do Rim 2021

AGENDA DIA MUNDIAL DO RIM 2021

A agenda oficial da campanha contará, com a Iluminação de monumentos do Cristo no Rio de Janeiro e Elevador Carlos Lacerda, a audiência pública no Senado Federal, dentre outros. Tais eventos, especificamente nesta campanha, ocorrerão em total conformidade aos critérios locais estabelecidos frente ao contexto da Pandemia pela Covid-19 em Março de 2021. Haverá ainda extensa divulgação do evento em programas de televisão, como na TV Câmara e rádios, incluindo na Alesp. Divulgação nas rádios Kiss e 89 FM, com participação de radialistas e influenciadores digitais com informes compartilhados estão programadas.

Várias celebridades já estão sendo contactadas, estando prevista a participação de jogadores de vários times de futebol, atores e atrizes, apresentadores de televisão e músicos, vestindo a camisa do DMR 2021, tal como nas campanhas anteriores.

Para esta campanhanha, uma novidade! Atividades de videoaulas e podcasts em toda a Semana da Nefrologia (dia 08/03/2021 a 13/03/2021) com variados temas, serão divulgadas nas redes oficiais da SBN e também de sociedades parceiras.

No DMR 2020 foram 710 atividades cadastradas em todo o país, e em 2021 nossa meta é ultrapassar esse número, confirmando o protagonismo da SBN na exclusividade da coordenação da campanha de prevenção, com suporte material e logístico (envio de camisetas, folders, adesivos e panfletos). Importante ressaltar que na última campanha, a SBN recebeu uma carta da International Society of Nephrology, reconhecendo sua liderança nas ações mundiais.

Para a continuidade desse processo não poderíamos deixar de agradecer especialmente às sociedades regionais da SBN que sempre nos apoiam, e às empresas parceiras da SBN. Aos paceiros que estiveram na última campanha, este é um convite para que estejam juntos conosco neste importante evento. E às empresas que ainda não aderiram, contamos com a presença para somar forças nesta campanha tão relevante, com impacto em saúde publica, que é a CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO DIA MUNDIAL DO RIM 2021. O sucesso da campanha se estenderá, novamente, para o sucesso da marca daqueles que a apoiam.

PARTICIPE!


“Viver bem com a doença renal”

World Kidney Day 2021 is all about “Living Well with Kidney Disease”. The objective is to increase education and awareness about effective symptom management and patient empowerment, with the ultimate goal of encouraging meaningful participation in everyday life. Whilst effective measures to prevent kidney disease and its progression are important, patients with kidney disease – including those who depend on dialysis and transplantation – and their care-partners should also feel supported, especially during pandemics and other challenging periods, by the concerted efforts of kidney care communities. We call for the inclusion of life participation as a key focus in the care of patients with CKD and as a building block towards delivering the ultimate goal of living well with kidney disease.

Tradução:

O Dia Mundial do Rim 2021 tem tudo a ver “Viver bem com a doença renal”.

O objetivo é aumentar educação e conscientização sobre gestão eficaz de sintomas e capacitação do paciente, com o objetivo final de encorajar participação significativa na vida cotidiana. Embora medidas eficazes para prevenir doenças renais e seus a progressão é importante, pacientes com doença renal - incluindo aqueles que dependem de diálise e transplante – e seus parceiros de cuidados também devem sinta-se apoiado, especialmente durante pandemias e outros desafios períodos, pelos esforços concertados de comunidades de cuidados renais. Chamamos a inclusão da vida participação como foco principal no cuidado de pacientes com DRC e como um alicerce para a entrega o objetivo final de viver bem com doença renal.

Consideramos que o Dia Mundial do Rim 2021 repetirá o grande sucesso dos anos anteriores, sucesso este que se reflete no número progressivamente maior de atividades, sendo o Brasil se destacado em ações em todo o mundo. Para isto, há o engajamento de diversos profissionais de saúde, assim como de grande parte dos associados da Sociedade.  

Sobre a Doença Renal Crônica

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.


+www