Nota de falecimento

Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo(1976), especialista em Pediatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo(1979), desenvolveu um trabalho relevante no campo da nefrologia, nos segmentos de Hematúria e Hipercalciúria com ênfase no atendimento materno-infantil.

No meio acadêmico, sua contribuição como pesquisadora reflete os títulos conquistados: mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (1988), doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela Michigan State University (1991). Também foi professora convidada da Universidade Federal de São Paulo.

Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.

Graduada em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória- ES (EMESCAM) , especialista em Nefrologia pela SBN e Mestra em Ciências Filosóficas, também pela UFES, atuava como professora na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. 

Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr. Gerhard Malnic, um importante nome da nefrologia no Brasil e no mundo, reconhecido com diversas honrarias.

Nascido na Itália em 1933, naturalizou-se brasileiro e construiu sua carreira médica no campo da fisiologia e da biofísica renal. Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo, Malnic fez doutorado em fisiologia. Também era professor titular aposentado do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia de Ciências da América Latina, além de membro honorário da Academia Nacional de Medicina. Publicou mais de 120 trabalhos científicos que serviram de referência para pesquisadores de diversos países.

Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia lamenta o falecimento do Prof. Dr. José Vanildo Morales, ex-presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia.

Formado em 1964, deu seus primeiros passos na Nefrologia na enfermaria 2 da Santa Casa de Porto Alegre, como o primeiro residente de nefrologia, época em que especialidade ainda iniciava com poucos recursos diagnósticos e de tratamento e em que a terapia predominante de substituição da função renal era a diálise peritoneal. Aprimorou seus conhecimentos no acolhimento de histórias clínicas, no exame físico dos pacientes e no envolvimento direto com o uso de ferramentas diagnósticas. Evoluiu nas atividades de docente e, em 1972, passou a dedicar-se ao recém-inaugurado Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Envolveu-se na Medicina Interna e finalmente com a Nefrologia, onde assumiu o ambulatório de Glomerulopatias, iniciado em 1990, onde permaneceu até 2014, quando se aposentou. Em 2002, defendeu tese de doutorado pelo PPG-UFRGS sobre índice de proteína/creatinina em amostra de urina de portadores de glomerulopatias. Teve papel destacado na vida associativa, como presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN), trabalhando pela integração científica com outras especialidades e pela identificação e titulação pela SBN de colegas distribuídos pelo estado. Era músico, espirituoso, acolhedor, simples e inteligente, reconheceu e impulsionou talentos incipientes em colegas que hoje brilham no cenário da especialidade.

O velório será até as 16h horas desta terça-feira (13/6), na Capela H do Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre.

Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.

O professor doutor Eduardo Rubens Fernandes Távora, 82 anos, é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1959), pós-graduado em doenças renais pela Universidade de São Paulo – USP (1960) e pela University of California Los Angeles – UCLA, EUA (1968), e como observador em transplante renal na University of California Davis – UCD, EUA (1980 e 1982).

É considerado o pioneiro da Medicina Renal em Minas Gerais. Realizou a primeira diálise peritoneal em 1962. No ano de 1965, a primeira hemodiálise e o primeiro transplante de rim em 1969, como coordenador clínico.

Em 1964, durante o 3º Congresso Brasileiro de Nefrologia, apresentou o primeiro caso brasileiro de hiperaldosteronismo primário, decorrente de um adenoma da suprarrenal esquerda.

Foi professor adjunto de Clínica Médica, na Faculdade de Medicina da UFMG durante 32 anos, chefe dos Serviços de Nefrologia e Transplantes Renais, no Hospital das Clinicas da UFMG e posteriormente no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, até o ano 2000.

Ao longo de sua atividade profissional, foi agraciado com vários títulos honoríficos. Dentre eles, Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), por aclamação, no período de 1984 a 1986, e a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas, pelo governo mineiro em 1980.

Eduardo Távora, foi também um dos fundadores da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Publicou dois livros e uma monografia sobre doenças renais, esteve presente nos principais eventos da área de nefrologia e dispõe dezenas de trabalhos científicos, como autor e coautor, publicados no Brasil e em revistas americanas. Aposentado, atualmente se dedica a escrever crônicas e contos.  

É com pesar que a SBN vem comunicar o falecimento do Prof. João Batista Evangelista Junior, e prestar suas condolências à família e amigos. O Prof. João Batista foi um brilhante profissional, professor de Nefrologia da Universidade Federal do Ceará, tendo participado da formação de muitos alunos e incentivado a formação em nefrologia de muitos jovens médicos. Além disso, esteve durante muitos anos trabalhando junto à nefrologia clínica, diálise e transplante renal do Hospital Universitário Walter Cantidio da Universidade Federal do Ceará, tendo chefiado estes setores em momentos diferentes de sua vida profissional com muita dedicação. Participou da equipe do 1º transplante renal da região Norte-Nordeste realizado em 01 de setembro de 1977.

O Dr. Júnior sempre fez o resgate histórico e homenagens aos pioneiros da nefrologia no Ceará, principalmente na área do transplante renal. Hoje, é ele quem deve receber as homenagens, pois fez parte desta história, uma história de heroísmo, romantismo e profissionalismo, tendo ajudado a mudar a história da nefrologia.

Deixa muitas saudades para os que com ele conviveram e aprenderam a estimar sua fidelidade, generosidade, bondade no coração e espírito jovem, além de seus conhecimentos. Rendemos uma justa homenagem ao grande professor e médico nefrologista, que nunca se deixou envaidecer por seus feitos, representando uma grande perda para a nefrologia brasileira, e deixando um legado que não será esquecido.

A SBN, vem mui pesarosamente informar o FALECIMENTO do Dr. Eduardo Gasi, um dos fundadores da nefrologia na baixada santista, junto com o Dr. Fausto Pietrobon e Dr. Rubens Amaral. Foi da Primeira turma da Faculdade de Ciências Medicas de Santos, fez residência no HCFMUSP, sendo discípulo do Prof. Emil Sabbaga. Nos primeiros anos dos anos 70 voltou a Santos, e tendo realizado a primeira sessão de Hemodiálise da Baixada Santista em 30 de março de 1980. Ainda no final dos anos 70 já implantava protocolos para Diálise Peritoneal Precoce nos inúmeros pacientes com síndrome de Weil. Um pioneiro, uma personalidade única que sempre tinha uma história para contar. Todos que conviveram com ele sempre terão inúmeras histórias para contar. 
O Velório se realizara na Sta Casa de Santos das 9h as 13h30, e o sepultamento será no Cemiterio São Paulo a Rua Cardeal Arco Verde, 1250, São Paulo.

Comments are closed.