Reunião sobre o repasse do pagamento das sessões de hemodiálise do Ministério da Saúde para o município e, na ponta, para as clínicas que prestam serviços a pacientes do SUS

Na manhã do dia 19 de julho, o Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, recebeu em seu gabinete, a pedido do Deputado Federal Vinicius Carvalho, a Dra. Carmen Tzanno, coordenadora do Comitê de Gestão e Economia da Sociedade Brasileira de Nefrologia, e o Dr. João Damásio, gestor de clínicas de hemodiálise.

A pauta principal da reunião foi o repasse do pagamento das sessões de hemodiálise do Ministério da Saúde para o município e, na ponta, para as clínicas que prestam serviços a pacientes do SUS. Esse repasse está sendo realizado com alguma demora, prejudicando a saúde financeira das clínicas.

Dra. Carmen ponderou que a situação está muito difícil, pois houve aumento no preço dos insumos e o último reajuste no valor da sessão de hemodiálise aconteceu em 2017.

O secretário Edson Aparecido, sensível à situação, solicitou um levantamento à sua equipe e comentou que o incremento da verba por parte da prefeitura e, até mesmo do Estado, pode ser obtido por meio da criação de uma lei estadual.

Ao final da reunião, o Dep. Vinicius Carvalho solicitou uma audiência com o Deputado Estadual Gilmaci Santos, que prontamente recebeu o parlamentar e os nefrologistas. O recente precedente do Rio de Janeiro de cofinanciamento com aporte complementar e os encaminhamentos em Santa Catarina nos dão alento nesta empreitada paulista.

Gilmaci e sua equipe estão estudando a criação de um Projeto de Lei em que os municípios possam fazer um aporte financeiro de suporte às clínicas de hemodiálise.

Reuniões com o Secretário Estadual de Saúde de São Paulo e o Ministro da Saúde devem ser agendadas em breve para que essa e outras necessidades da Nefrologia brasileira possam ser analisadas e, na medida do possível, atendidas.

Comments are closed.