Comentário da Dra Andrea Pio de Abreu sobre o editorial “High mortality of CKD patients on hemodialysis with Covid 19 in Brazil” publicado no Journal of Nephrology pela equipe do Censo Covid-19

O presente editorial, recentemente publicado no início de agosto no Journal of Nephrology, traz os resultados preliminares do Censo Covid-19 da SBN, em conjunto com a ABCDT. O Censo Covid-19 é uma pesquisa nacional on-line realizada desde 01 de Junho de 2020, com os centros de diálise cadastrados no país. No momento do levantamento (30/7/2020), mais de um milhão de casos da doença  e 60.000 mortes tinham sido reportados na população geral brasileira. Portanto, num contexto onde o Brasil se elencava, infelizmente, como o segundo no mundo em número de casos.

Como resultado, descrevemos os indicadores epidemiológicos referentes a 1291 pacientes com Covid-19 provenientes de uma amostra de 37.852 pacientes renais crônicos em hemodiálise (HD) regular no Brasil. As taxas de incidência, mortalidade e fatalidade em pacientes com Covid-19 em HD foram de 341/10.000 pacientes, 94/10.000 pacientes, e 27,7%, respectivamente. Observamos que estas taxas em pacientes dialíticos foram notavelmente maiores que na população geral brasileira. Outro dado importante, é que estes indicadores variaram amplamente conforme a região do país.

Ao longo do editorial, discutimos de forma objetiva estes dados, contextualizando-os na realidade sócio-econômica do Brasil, um país de dimensões continentais. Convido-os então, em nome de todo  o grupo de autores,  para a leitura.

CLIQUE PARA CONFERIR O ARTIGO

Andrea Pio de Abreu
Secretária Geral da SBN
Nefrologista do HC – FMUSP

Comments are closed.