"ISN Atlas of Urine Microscopy" confeccionado pelo Bioquímico José Antonio Tesser Poloni publicado no ISN academy

postado 08/02/2018

Confira o "ISN Atlas of Urine Microscopy"  confeccionado pelo Bioquímico  José Antonio Tesser Poloni do Rio Grande do Sul, recentemente publicado no ISN academy, que descreve em detalhes os achados microscópicos de amostras urinárias cujo objetivo é funcionar como um guia pratico direcionado a  profissionais que realizam analise microscópica do sedimento urinário. Abaixo o depoimento do autor sobre o seu Atlas:


“A análise microscópica do sedimento urinário é parte fundamental da avaliação nefrológica dos pacientes.  Através de um exame que exige poucos recursos tecnológicos é possível por exemplo entender se o paciente está com uma hematúria glomerular ou urológica, se ele está com síndrome nefrótica, se ele está com necrose tubular, se ele está com pielonefrite, enfim, uma série de condições clínicas que afetam os rins.


É fundamental porém, que a análise seja realizada seguindo uma metodologia padronizada desde a coleta até o reporte dos resultados, bem como, o profissional que irá realizar a avaliação microscópica da amostra precisa ter realizado um treinamento de alta qualidade e tenha disponível os recursos tecnológicos adequados (microscopia de contraste de fase e luz polarizada).


Com o intuito de auxiliar profissionais que trabalham diariamente com análise de amostras de urina a International Society of Nephrology publica neste início de ano o ISN Atlas of Urine Microscopy.


O material foi preparado com cuidado e atenção aos detalhes trazendo informações atualizadas sobre um dos mais antigos exames clínicos realizados pelo ser humano.


Informações completas desde instruções para coleta, preparo da amostra, análise e reporte dos resultados, bem como um acervo de imagens rico e de alta qualidade fazem parte da estrutura do ISN Atlas of Urine Microscopy.


Todo exame, desde que feito corretamente, tem grande importância. A análise do sedimento urinário, que já passou por bons e maus momentos ao longo da história, recupera novamente seu papel com a chancela da International Society of Nephrology.”


 


José Antonio Tesser Poloni


Farmacêutico-Bioquímico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2005. Bioquímico responsável pelo setor de Uroanálise do Laboratório de Análises Clínicas Carlos Franco Voegeli da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (SCMPA)


 


Clique aqui para acessar o Atlas!


 

+www